domingo, 18 de dezembro de 2016

DAVI, o homem segundo o coração de Deus

41 comentários
Muitos personagens bíblicos são referenciais para nossas vidas, por nos deixarem exemplos de fé, coragem, obediência, paciência, etc. Mas, só um foi considerado pelo próprio Deus “O homem segundo o meu coração” (I Sm 13.14): Davi, o maior rei de Israel.

Quem foi Davi? Um homem perfeito, sobrenatural, isento de pecados? Não! Davi era semelhante a qualquer um de nós, porém, aprendeu que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus é o caminho da adoração, da humildade, da sinceridade e do arrependimento. 

I – QUEM ERA DAVI? 

Davi era um jovem comum à sua época:
  1. Descrição física: Não possuía uma aparência exuberante (I Sm 16.12).
  2. Sua Ocupação: Pastorear as ovelhas de seu pai. (I Sm 16.11).
  3. Sua Origem: Vivia num povoado pequeno, em Belém (I Sm 16.1).
  4. Suas Habilidades: Davi foi um excelente músico (I Sm 16.18).

II – QUAIS OS ASPECTOS DO CARÁTER DE DAVI? 

Davi é um dos principais personagens da Bíblia. Sua história é registrada em mais de sessenta capítulos da Bíblia; cerca de 60 referências são feitas a ele no Novo Testamento, além de figurar na genealogia do Senhor Jesus; até hoje é lembrado como o maior rei de Israel e, por duas vezes na Bíblia é chamado de “homem segundo o coração de Deus” (I Sm 13.14; At 13.22). Por que tanta honra a um homem que, apesar de notável, teve sua vida pontuada por graves pecados? 

1. Davi era um homem cujo coração era inclinado ao Senhor: Davi era um homem espiritual, cuja vida estava em harmonia com os anseios de Deus (I Sm 17.36). 


 
2. Davi era um homem humilde: Além de conhecer suas limitações (Sl 131; 40.12,17), Davi aprendeu a atribuir as suas vitórias a Deus (I Sm 17.37; Sl 34.4-7; 40.5-10; 124). 

3. Davi era um homem sincero: Apesar de ser chamado pelo próprio Deus “O homem segundo o meu coração” (I Sm 13.14), Davi não era um homem infalível. Cometeu dois graves pecados: adultério e cumplicidade na morte de Urias (II Sm 11.1-22). Mas, quando repreendido pelo Senhor, através do profeta Natã, Davi confessa e arrepende-se de seus pecados (II Sm 12.13; Sl 51). 

Os aspectos do caráter de Davi podem ser visto em sua vida, mesmo depois que foi ungido rei de Israel: 

1. Não deixou de lado sua vida de adoração, manteve sua devoção diária ao Senhor, seu “culto doméstico” nos campos de Belém, sendo assim citado por um servo de Saul como o músico que poderia acalmar o espírito perturbado do rei (I Sm 16.14-18).

2. Continuou com suas tarefas de pastor, mesmo sendo o ungido do Senhor (I Sm 16.19). Que belo exemplo a ser seguido por nós, o exemplo de um pastor que se portava como um rei, porque um dia seria rei com virtudes de um pastor.

3. Mesmo sendo promovido a músico do rei, continuava submisso ao seu pai, e de seu rebanho cuidava com fidelidade (I Sm 17.15).

4. Ele respeitava Saul, a quem substituiría, porque tinha consciência da vontade soberana de Deus em sua vida, e do controle que Ele exerce sobre todas as coisas (I Sm 17.58; 18.5; 19.1-7). 


III – DAVI, EXEMPLO DE UM ADORADOR 
Ao estudarmos a biografia deste servo de Deus, observamos que Davi não foi apenas um pastor que se tornou em um guerreiro, e, posteriormente, no rei de Israel. Ele foi também um grande músico: compôs mais de 70 salmos, tocava muito bem a sua harpa e demonstrou habilidade na organização do cântico ao assumir o reino de Israel. Vejamos porque ele é um exemplo de adorador:

1. Davi foi conhecido como músico: Quando Saul estava sendo atormentado por um espírito mau, ele disse: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo”. Um dos seus servos lhe respondeu: “… tenho visto um filho de Jessé, que sabe tocar …” (I Sm 16.17,18). Esta expressão revela que o servo do rei conhecia a Davi, não apenas como um pastor de ovelhas, mas também como músico.

2. Davi foi obediente quando convidado para tocar a sua harpa diante do rei: Como ele já havia sido ungido rei de Israel, poderia negar-se a ser músico do rei. No entanto, ele não era apenas um músico, ele era um músico obediente: veio, trouxe presentes a Saul (I Sm 16.20) e tocou a sua harpa diante dele (I Sm 16.23).

3. Quando Davi dedilhava a sua harpa, o espírito mau se retirava de Saul: Qual será a razão pela qual aquele espírito mau se retirava? Com certeza, as músicas que Davi tocava, e com certeza, cantava, não eram músicas mundanas e superficiais, atendendo aos caprichos e gostos humanos. Eram músicas sacras e inspiradas por Deus. Muitas estão a nosso dispor, no livro dos Salmos. 


IV- DAVI, UM HOMEM QUE APRENDEU A LIDAR COM OS SENTIMENTOS HUMANOS 

Como qualquer homem, Davi enfrentou momentos de crises, tais como: ódio, desejo de vingança etc. Os capítulos 24, 25 e 26 de I Samuel nos revelam fatos dignos de serem mencionados, quando estudamos sobre a vida de Davi. Eles nos oferecem lições importantes para aqueles que desejam melhorar em seu relacionamento com Deus e, conseqüentemente, com seu próximo.

1. Lidando com a vingança (I Sm 24.1-22): Davi teve a chance de matar Saul. Ele estava com seus homens nas cavernas de En-Gedi (fonte dos cabritos), quando Saul, vindo cansado de uma batalha, entrou na caverna onde Davi estava escondido com seus homens. Seria a oportunidade de por fim àquela perseguição? Foi o que seus guerreiros lhe disseram (v.4), mas não foi o que fez Davi. Ele deu a Saul provas de sua fidelidade, cortando apenas a orla de seu manto, mas preservando sua vida (vv.4-11). Davi tinha confiança em Deus, e não se deixou vencer pela tentação da vingança (Rm 12.18-21), além de ensinar essa lição para seus liderados (v.7). 

2. Lidando com a ira (I Sm 25.2-13): A indiferença e a grosseria de Nabal fez com que Davi perdesse, por um período de tempo, a paciência que tanto lhe era peculiar. Isto nos ensina a termos cuidado com os sentimentos negativos que surgem em nossos corações, para não os alimentarmos. O mesmo Davi que se porta pacientemente com Saul, que sabe esperar no Senhor, que se recusa a ferir o ungido do Senhor, agora explode em raiva, perde o controle. Devemos ter cuidado (Pv 29.11). 

3. Lidando com a misericórdia (I Sm 25.18-35): Davi foi abordado por Abigail, que com sabedoria o convenceu a não levar adiante seu plano de vingança. Davi por sua vez, foi humilde ao aceitar conselhos de uma mulher que jamais havia visto, uma desconhecida até então. Mas, o coração de um homem segundo o coração de Deus é inclinado ao perdão, à tolerância, e não sente dificuldade em voltar atrás em decisões que não agradam a Deus. 

4. Lidando com a longanimidade (I Sm 26.1-25): Era a segunda vez que Davi tinha a oportunidade de matar Saul, mas, outra vez, poupou a sua vida. Davi nos ensina que não é difícil ser vingativo, maldoso e carnal. O grande desafio é ser longânimo, é perdoar, é produzir o Fruto do Espírito, pois as obras da carne surgem sem que precisemos plantá-las (Mc 7.21). 

CONCLUSÃO 

Sem dúvidas, Davi foi um dos maiores homens da Bíblia. São muitas as virtudes e qualidades que a Bíblia descreve acerca deste homem: humildade, sinceridade, e, acima de tudo, um coração voltado para Deus. Até mesmo quando este homem fracassou, ensinou-nos lições importantes: arrependimento sincero, confissão, e uma fé inabalável no perdão de Deus.

 

Leia também: Davi - O homem segundo o coração de Deus - Parte 2

Esse blog já te ajudou de alguma forma?

Constantemente publicamos estudos bíblicos sobre Personagens Bíblicos, de forma gratuita para seu elevo espíritual. Se em algum momento nosso blog já te ajudou, clique no botão abaixo e faça uma doação de qualquer valor! É simples, rápido e seguro. Através de boleto, transferência bancária ou cartão de crédito. Obrigado!

41 comentários:

Prosas da Nay disse...

ótimo post! Deus seja louvado, que sejamos como Davi!!! Deus te abençoe.

jp disse...

Davi foi realmente um homem extraodinario e muito abencoado. Louvado seja Deus.

Bruno costa disse...

muito Bom! obs. Davi era um homem ( ruivo e Formoso de semblante) 1SAM 16.12

Ivo Trindade disse...

Amei conhecer essa história fascinante.
irmãos ajuda-me a divulgar a palavra de Deus, curta a página abaixo:
https://www.facebook.com/deuscontaconosco
Deus os abençoe ...

jaquelina lopes damasceno disse...

que Deus continue falando aos nossos corações, glória a Deus amém

delbrando euder disse...

DAvi foi um grande homem de Deus que nosso coração seja igual ao coração de davi

Leticia Reis disse...

simplesmente um homem comum mas com a vontade de sempre honrar a Deus e nunca a sua carne, mas sempre como todos nos somos fraco na carne ele pecou, mas se arrependeu e pediu perdao, sem duvidas uma doutrina um ideal a ser seguido.
Sou apenas um mero servo de Deus com muitos pecados a serem pagos, nao sei se em vida ou morte, so sei que serao pagos um dia, nao sei se todos concordao com o que escrevi pois ainda sou leigo no assunto, mas foi o que senti no coraçao de escreve, abraços a todos

Viviane Penkal disse...

Que ótimo modo de estruturar. Minha pergunta é : Meu prof de Ética disse que: Davi fez a seguinte oração ; Senhor tem algo mal em mim, pq eu não encontro se tiver...
Pode me falar por favor qual é o cap e verrsiculo????
Para que eu possa ler e entender, mas tem que ser exatamente esta parte tb. Obrigada.

lucas albergoni disse...

eu quero se igual a Davi

ITAPETINGALUGA disse...

"Viviane Penkal" "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." (Salmo 19:12-13). Esse é o único que conheço que se aproxima do que você disse.

Sandro Ikier disse...

Mto bem q Deus olhe sempre por nós

Queila Leite disse...

eu ia compartilhar.... mas apareceu uma foto de uma moça com os seios à mostra... mudei de ideia..

Laerciio Soares disse...

"Viviane Penkal" "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." (Salmo 19:12-13). Esse é o único que conheço que se aproxima do que você disse.

Vonicley Kamenach disse...

Gostei deste relato muito expirador!!

GEOVANE HOCH SOARES disse...

irmão a culpa de seus pecados já foi pago por jesus cristo na cruz basta que aceite a jesus e se arrependa ...porem deus não se deixa escarnecer tudo que plantamos iremos colher...porém quando aceitamos a jesus começamos a plantar coisas boas e logo a colheita vai mudar ...

Miriam Santana disse...

"Viviane Penkal" outro salmo que se aproxima do que vc falou é o Salmo 139 versículo 23 e 24 diz assim "Sonda-me,ó Deus e conhece o meu coração; prova -me e conhece os meus pensamentos." "E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno."

Unknown disse...

Muito boa essa História, bastante resumida e nos ensina como devemos ser e fazer para estarmos sempre nos caminhos de Deus !!!!

Matheus Brito disse...

Muito boa essa História, bastante resumida e nos ensina como devemos ser e fazer para estarmos sempre nos caminhos de Deus !!!!

Robson Rocha disse...

Rei Davi desejou a mulher do próximo; colocou seu marido na linha de frente de batalha para que morresse rápido e pudesse ficar com ela; exterminou seus inimigos e impiedosamente não livrou nem as mulheres nem os filhos dos inimigos... Pesquisem mais!

Cjg Moreira disse...

Maravilhoso conhecer a historia do homem que era o segundo coração de Deus

Unknown disse...

babaca são os ímpios se não se arrependerem dos seus pecados e não aceitarem o senhor Jesus como único e suficiente salvador, serão julgados no último dia pela sua incredulidade !

Iago Anjos de Andrade disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

antonio carlos araujo lima disse...

Gostei muito do estudo sobre o rei davi um bom exempro de fé e humildade e obediência a Deus amém.

antonio carlos araujo lima disse...

Gostei muito do estudo sobre o rei davi um bom exempro de fé e humildade e obediência a Deus amém.

Lucimar Payão disse...

Amigo Davi errou sim quando cometeu o adultério era humano como todos nós.Mas teve humildade reconheceu o erro e pediu perdão a Deus quanto ao fato de ter matado, como vc mesmo citou,eram os inimigos. Ele viveu numa eppoca de gerra onde eles tinha que se expor corpo a corpo para garantir a paz e a liberdade do seu povo. Portanto tinham que matar ou morrer.era as leis da epoca.

Lucimar Payão disse...

Amigo Davi errou sim quando cometeu o adultério era humano como todos nós.Mas teve humildade reconheceu o erro e pediu perdão a Deus quanto ao fato de ter matado, como vc mesmo citou,eram os inimigos. Ele viveu numa eppoca de gerra onde eles tinha que se expor corpo a corpo para garantir a paz e a liberdade do seu povo. Portanto tinham que matar ou morrer.era as leis da epoca.

filha do criador disse...

Não minha irmã, o rapaz quis dizer sobre a morte de Urias mas,mesmo com a morte de Urias ,Davi se arrependeu,pagou da forma mais dolorosa possivel para um ser humano que foi a morte de seu bebe. Mas as pessoas esquecem q embora servo de Deus e rei ele era humano ,propenso a erros. O povo gosta de julgar, então julgue a Deus irmão, porque Ele perdoou a Davi,disse q Davi era um homem segundo o Seu coração, deu outro filho a ele q se tornou o rei mais sabio de Israel. Então seu julgamento cabe pra Deus tmb?

filha do criador disse...

Não minha irmã, o rapaz quis dizer sobre a morte de Urias mas,mesmo com a morte de Urias ,Davi se arrependeu,pagou da forma mais dolorosa possivel para um ser humano que foi a morte de seu bebe. Mas as pessoas esquecem q embora servo de Deus e rei ele era humano ,propenso a erros. O povo gosta de julgar, então julgue a Deus irmão, porque Ele perdoou a Davi,disse q Davi era um homem segundo o Seu coração, deu outro filho a ele q se tornou o rei mais sabio de Israel. Então seu julgamento cabe pra Deus tmb?

betocampos disse...

Elias tbm grande adorador.. tanto que foi Arrebatado! !!

betocampos disse...

Deus é misericordioso... e Davi errou sim errou feio..mas em relação a matança de mulheres e filhos era pra manter o povo de Israel puro...sem os hábitos e custumes pagãos que esse povo poderia trazer com eles....um pouco mais a frente se vc reparar, seu filho reinava perfeitamente até começar a fazer aliança com outros povos através de quem??!! DAS MULHERES...filhas dos reis q pra conseguir oq queria salmão se casava com as filhas dos reis em volta de Israel. ...e pra agrada-las trazia os custumes pagãos delas para dentro do reino... ai ne!!! DEU RUIM amigo...kkk

betocampos disse...

Deus é misericordioso... e Davi errou sim errou feio..mas em relação a matança de mulheres e filhos era pra manter o povo de Israel puro...sem os hábitos e custumes pagãos que esse povo poderia trazer com eles....um pouco mais a frente se vc reparar, seu filho reinava perfeitamente até começar a fazer aliança com outros povos através de quem??!! DAS MULHERES...filhas dos reis q pra conseguir oq queria salmão se casava com as filhas dos reis em volta de Israel. ...e pra agrada-las trazia os custumes pagãos delas para dentro do reino... ai ne!!! DEU RUIM amigo...kkk

antonio Andrade disse...

Bom dia!
Sermão ótimo, entretanto, gostaria de comentar que Deus nunca falou que Davi tinha um coração igual ao dEle. I Samuel 13:14 fala sobre o fato de Deus escolher um rei segundo a vontade dEle mesmo, porque Saul tinha sido escolhido segundo a vontade do povo. Para as civilizações antigas, o coração sempre foi o centro da vontade, por isso o texto usa o termo "segundo o seu coração" que pode ser traduzido como "segundo a sua vontade".
cometemos muitos erros por falar coisas que a Bíblia, a Palavra de Deus, não diz ou afirma. É preciso ler o contexto histórico de Samuel para entender melhor.
Abraço!

Wallas Reze disse...

Se fosse através do seu julgamento deus, Davi não seria pra Deus o segundo o seu coração.
Pois quando ele pecava ele voltava mais forte pra adorar o senhor e arrenpedido do pecado

Wallas Reze disse...

Se fosse através do seu julgamento deus, Davi não seria pra Deus o segundo o seu coração.
Pois quando ele pecava ele voltava mais forte pra adorar o senhor e arrenpedido do pecado

Pb. Weslley Nixon disse...

Deus sempre atende os nossos desejos e vontades,más não quer dizer que é a vontade dele o homem sempre vai na contramão de Deus,o comentário que o irmão Andrade, é interessante, nem sempre quando estudamos a Bíblia observamos as,,, ela mudar o sentido da palavra- Deus atendeu o povo ao ponto de Samuel achar que ele que estava sendo rejeitado, antes de pensarem em um rei Deus já tinha o seu escolhido a nós servos basta orarmos a Deus e a resposta vem no tempo certo segundo a vontade do coração de Deus.

olho dalma disse...

davi era um terrorista que adorava cortar rola e colocar em um saco,matava em nome de um deus extraterreste,terrorista quenem o estado islamico

Luiz Pereira dos Santos disse...

Obrigado irmão por este estudo que Deus continue te
abencoando amem

Luiz Pereira dos Santos disse...

Obrigado irmão por este estudo que Deus continue te
abencoando amem

Sebastiana Vilanculo disse...

Rei Davi era chamado de segundo coração de Deus! Por ser tão obediente,diante de Deus!os dois erros que havia cometido, ele arrependeu se,Deus lhe perdou por que obedecia a palavra de Deus.

Unknown disse...

Mas todos ja errarão ,mas Deus nos redime ,esse problema não desmerece quem foi Davi nas mãos de Deus.

Renato Valadares disse...

quem já pecou?todos!então basta fazermos como DAvi,e nos arrepender verdadeiramente,e reconhecermos a Jesus como único e suficiente salvador!e seguir seu evangelho,assim seremos salvos... que sejamos como Davi!!!

Postar um comentário

 
Personagem Bíblico © 2018. Todos os Direitos Reservados