Page Nav

HIDE

Classic Header

Classic Header

Davi, a vida de um homem escolhido por Deus

A história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ele foi o homem escolhido por Deus para liderar Seu povo e com certeza foi um homem muito usado por Ele. A história começa a ser contada, no Antigo Testamento em 1 e 2 Samuel e segue até 1 Reis e 1 Crônicas.


É uma das histórias que mais impacta e confronta a minha vida. Sempre me intrigou o fato de Davi ser considerado “um homem segundo o coração de Deus”. Ao estudar a sua vida comecei a reparar que ele era assim, pois buscava compreender o coração de Deus.


Suas origens

Foi caçula de Jessé entre 8 irmãos e pertencia à tribo de Judá. Foi criado e treinado para exercer a profissão de pastor de ovelhas. Destacava-se também por inúmeros talentos como ser um grande guerreiro com direito até a cânticos em sua homenagem, tocar harpa e até por fazer instrumentos musicais para o louvor na casa do Senhor (1 Crônicas 23:5).


Ao descrever Davi, um dos servos de Saul usou os seguintes termos (1 Samuel 16:18): “filho de Jessé, de Belém, sabe tocar harpa”; “um rapaz corajoso”; “apto para ir à guerra”; “tem bom senso”; “de boa aparência”; “o Senhor está com ele”.


Davi é ungido rei

Essa é a primeira vez em que Davi é mencionado na Bíblia. Samuel tinha o objetivo de encontrar um substituto de Saul para se tornar rei de Israel, e Deus havia falado para Samuel que esse substituto era um dos filhos de Jessé.


Na casa de Jessé, o profeta Samuel foi apresentado a todos os irmãos de Davi, porém nenhum foi o escolhido por Deus. Então chamaram Davi, que estava cuidando das ovelhas. Deus confirmou a Samuel que ele era o escolhido, e a partir daquele dia ele foi ungido.


A Bíblia descreve que a partir do dia em que foi ungido, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre a vida de Davi (1 Samuel 16:13). E isso fica evidente em diversos momentos, como por exemplo quando ele tocava harpa e o espírito maligno que afligia Saul, retirava-se dele (1 Samuel 16:23).


Davi derrota Golias

1 Samuel 17


Davi havia saído de casa para levar alimento aos seus irmãos que tinham ido para a guerra. Quando foi até a linha de batalha, viu o gigante chamado Golias, que era do povo filisteu, desafiando o povo de Israel a lutar e o vencedor determinaria o resultado da batalha. A batalha já durava quarenta dias e ninguém havia se disponibilizado para lutar contra o gigante, já que parecia impossível alguém o vencer. Quando o gigante aparecia, os israelitas fugiam com medo.


Ao ver que um incircunciso desafiava o povo de Deus, Davi se ofereceu para lutar contra ele. Recebeu a melhor armadura para se proteger, mas recusou pois não tinha estrutura física para usá-la de tão pesada que era. Sem proteção alguma, Davi pegou um estilingue e uma pedra e atirou contra Golias. A pedra acertou na cabeça do gigante que morreu na hora. Davi venceu essa batalha, e mostrou que Deus estava com ele, o que o tornava forte diante daquele gigante.


Davi e a música

"E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava." 1 Samuel 16:23

Uma das características interessantes de Davi era o dom da música. Davi foi recomendado quando os servos de Saul sugeriram a contratação de um “bom músico para tocar harpa” sempre que o espírito do rei fosse afligido (1 Samuel 16:16).


Além de músico, Davi também se tornou escudeiro de Saul, pois o rei gostou muito dele. Mesmo assumindo novas funções ao longo de sua vida, Davi sempre manteve uma relação com a música. Mais tarde ele compôs muitos salmos, além de ter feito instrumentos musicais para serem utilizados no louvor ao Senhor no templo, como mencionado no começo do texto. Quem construiu o templo foi Salomão, filho de Davi, mas Davi participou da preparação.


Até assumir o trono

Algo interessante a respeito da história de Davi é que quando ele é ungido pelo profeta Samuel, ele não se torna imediatamente rei de Israel. Ele continuou servindo como pastor na casa de seu pai Jessé, depois se tornou servo fiel do rei Saul como músico. Depois Davi derrotou Golias e assumiu uma posição de comandante no exército israelita. Davi inclusive se torna fugitivo por um tempo porque seu sucesso incomodou o rei Saul, que passou a perseguí-lo.


Essas fases pelas quais ele passou até assumir o reinado de Israel podem ser compreendidas como processos e provações na vida dele ou um tempo de espera. E mesmo nesses períodos, Davi sempre mostrou-se fiel, correto e corajoso. Mesmo com o rei Saul perseguindo Davi e tendo inveja dele, Davi sempre foi um servo fiel, que honrou o rei e sua família em seu coração e atitudes.


Em 1 Samuel 24:4-7, Davi com seus homens tem a oportunidade de matar Saul. Contudo, Davi recusa-se a fazer o mal e opta por respeitar a Saul e preservar a vida dele. Davi reconhecia a autoridade do Senhor na vida de Saul porque ele era um rei ungido por Deus. Diante desta atitude, Saul é quebrantado, chora, reconhece a bondade que havia em Davi e compreende porque ele seria o próximo rei de Israel.


No secreto e nas provações nosso caráter é forjado. Somos preparados para os propósitos de Deus para nós. Davi passou por muitos processos em sua vida pessoal antes de assumir sua posição de liderança na nação.


Um homem segundo o coração de Deus

…”Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade”. Atos 13:22

Davi foi coroado em Israel depois da morte de Saul e, em seu reinado, liderou grandes batalhas de conquista. Porém, o mais importante na história dele é o seu temor ao Senhor. É ele ter sido um homem segundo o coração de Deus.


Neste momento de espera, em que Davi passou por muitos processos até se tornar rei, ele sempre demonstrou reconhecer a autoridade do Senhor. Sempre demonstrou um coração de servo. Foi sempre um servo fiel ao rei Saul enquanto o servia. E sempre reconheceu a si mesmo como um servo do Senhor e de Sua soberana vontade, mesmo diante do grande papel que desempenhou em seu reinado. Ele sabia que tudo o que ele havia conquistado tinha sido por causa do poder de Deus.


"O que mais Davi poderá dizer-te por honrares o teu servo? Tu conheces o teu servo, ó Senhor. Por amor do teu servo e de acordo com tua vontade, realizaste este feito grandioso e tornaste conhecidas todas essas grandes promessas. Não há ninguém como tu, ó Senhor, nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos". 1 Crônicas 17:18-20

Ter sido um homem segundo o coração de Deus não significa que Davi não falhou em sua vida. Ao contrário disso, a Bíblia mostra momentos de fraqueza e de guerra na consciência de Davi. O próprio pecado de adultério com Bate-Seba e o pedido que Davi fez para que o marido dela fosse morto gerou gravíssimas consequências para ele e sua família. Mas Davi foi capaz de reconhecer seus erros e de se arrepender profundamente. Seus salmos revelavam seu profundo quebrantamento diante da graça e do perdão do Senhor.


Lições preciosas que aprendemos com a vida de Davi

Ao longo da vida de Davi, ele aprendeu sobre a soberania e o poder de Deus. Deus sempre o guardou, livrou-o da morte e foi o próprio Deus que estabeleceu o reinado de Davi. Deus perdoou-o quando ele pecou e se arrependeu.


Davi teve que esperar muitos anos até de fato se tornar rei. Foi nesse tempo que ele aprendeu que Deus sempre mantém Sua palavra em Seu momento perfeito. Essa também é uma lição para nós, que devemos descansar no Senhor e esperar pacientemente por Ele.

66 comentários

  1. ótimo post! Deus seja louvado, que sejamos como Davi!!! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Davi foi realmente um homem extraodinario e muito abencoado. Louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. migo isso e mentira Davi matol urias sim leia a biblia

      Excluir
    2. Mas todos ja errarão ,mas Deus nos redime ,esse problema não desmerece quem foi Davi nas mãos de Deus.

      Excluir
  3. muito Bom! obs. Davi era um homem ( ruivo e Formoso de semblante) 1SAM 16.12

    ResponderExcluir
  4. Amei conhecer essa história fascinante.
    irmãos ajuda-me a divulgar a palavra de Deus, curta a página abaixo:
    https://www.facebook.com/deuscontaconosco
    Deus os abençoe ...

    ResponderExcluir
  5. que Deus continue falando aos nossos corações, glória a Deus amém

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Quem não tiver pecado atire a primeira pedra.

      Excluir
    2. Se fosse através do seu julgamento deus, Davi não seria pra Deus o segundo o seu coração.
      Pois quando ele pecava ele voltava mais forte pra adorar o senhor e arrenpedido do pecado

      Excluir
    3. Se fosse através do seu julgamento deus, Davi não seria pra Deus o segundo o seu coração.
      Pois quando ele pecava ele voltava mais forte pra adorar o senhor e arrenpedido do pecado

      Excluir
  7. Homem verdadeiro,homem de usado por Deus.Deus está a procura de servos como o Rei davi foi.

    ResponderExcluir
  8. DAvi foi um grande homem de Deus que nosso coração seja igual ao coração de davi

    ResponderExcluir
  9. simplesmente um homem comum mas com a vontade de sempre honrar a Deus e nunca a sua carne, mas sempre como todos nos somos fraco na carne ele pecou, mas se arrependeu e pediu perdao, sem duvidas uma doutrina um ideal a ser seguido.
    Sou apenas um mero servo de Deus com muitos pecados a serem pagos, nao sei se em vida ou morte, so sei que serao pagos um dia, nao sei se todos concordao com o que escrevi pois ainda sou leigo no assunto, mas foi o que senti no coraçao de escreve, abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto bem q Deus olhe sempre por nós

      Excluir
    2. irmão a culpa de seus pecados já foi pago por jesus cristo na cruz basta que aceite a jesus e se arrependa ...porem deus não se deixa escarnecer tudo que plantamos iremos colher...porém quando aceitamos a jesus começamos a plantar coisas boas e logo a colheita vai mudar ...

      Excluir
  10. Que ótimo modo de estruturar. Minha pergunta é : Meu prof de Ética disse que: Davi fez a seguinte oração ; Senhor tem algo mal em mim, pq eu não encontro se tiver...
    Pode me falar por favor qual é o cap e verrsiculo????
    Para que eu possa ler e entender, mas tem que ser exatamente esta parte tb. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Viviane Penkal" "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." (Salmo 19:12-13). Esse é o único que conheço que se aproxima do que você disse.

      Excluir
    2. "Viviane Penkal" outro salmo que se aproxima do que vc falou é o Salmo 139 versículo 23 e 24 diz assim "Sonda-me,ó Deus e conhece o meu coração; prova -me e conhece os meus pensamentos." "E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno."

      Excluir
  11. Respostas
    1. Elias tbm grande adorador.. tanto que foi Arrebatado! !!

      Excluir
  12. "Viviane Penkal" "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." (Salmo 19:12-13). Esse é o único que conheço que se aproxima do que você disse.

    ResponderExcluir
  13. Minha Pesquisa Da Catequese Está Pronta

    ResponderExcluir
  14. Homem de Deus bom exemplo para ser seguido

    ResponderExcluir
  15. esse estudo é digno de honra! pois é fiel aos textos das Sagradas Escrituras...

    ResponderExcluir
  16. eu ia compartilhar.... mas apareceu uma foto de uma moça com os seios à mostra... mudei de ideia..

    ResponderExcluir
  17. Realmente é oportunidade uma bela lição de vida e um exemplo forte de que Deus é por nós e que diante do pecado sua misericórdia é eterna e infinita . estou tendo a oportunidade de aprender isso! Obrigada senhor! Eu confio em vós.Amém.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. babaca são os ímpios se não se arrependerem dos seus pecados e não aceitarem o senhor Jesus como único e suficiente salvador, serão julgados no último dia pela sua incredulidade !

      Excluir
  19. Muito boa essa História, bastante resumida e nos ensina como devemos ser e fazer para estarmos sempre nos caminhos de Deus !!!!

    ResponderExcluir
  20. Muito boa essa História, bastante resumida e nos ensina como devemos ser e fazer para estarmos sempre nos caminhos de Deus !!!!

    ResponderExcluir
  21. Rei Davi desejou a mulher do próximo; colocou seu marido na linha de frente de batalha para que morresse rápido e pudesse ficar com ela; exterminou seus inimigos e impiedosamente não livrou nem as mulheres nem os filhos dos inimigos... Pesquisem mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Davi errou sim quando cometeu o adultério era humano como todos nós.Mas teve humildade reconheceu o erro e pediu perdão a Deus quanto ao fato de ter matado, como vc mesmo citou,eram os inimigos. Ele viveu numa eppoca de gerra onde eles tinha que se expor corpo a corpo para garantir a paz e a liberdade do seu povo. Portanto tinham que matar ou morrer.era as leis da epoca.

      Excluir
    2. Amigo Davi errou sim quando cometeu o adultério era humano como todos nós.Mas teve humildade reconheceu o erro e pediu perdão a Deus quanto ao fato de ter matado, como vc mesmo citou,eram os inimigos. Ele viveu numa eppoca de gerra onde eles tinha que se expor corpo a corpo para garantir a paz e a liberdade do seu povo. Portanto tinham que matar ou morrer.era as leis da epoca.

      Excluir
    3. Não minha irmã, o rapaz quis dizer sobre a morte de Urias mas,mesmo com a morte de Urias ,Davi se arrependeu,pagou da forma mais dolorosa possivel para um ser humano que foi a morte de seu bebe. Mas as pessoas esquecem q embora servo de Deus e rei ele era humano ,propenso a erros. O povo gosta de julgar, então julgue a Deus irmão, porque Ele perdoou a Davi,disse q Davi era um homem segundo o Seu coração, deu outro filho a ele q se tornou o rei mais sabio de Israel. Então seu julgamento cabe pra Deus tmb?

      Excluir
    4. Não minha irmã, o rapaz quis dizer sobre a morte de Urias mas,mesmo com a morte de Urias ,Davi se arrependeu,pagou da forma mais dolorosa possivel para um ser humano que foi a morte de seu bebe. Mas as pessoas esquecem q embora servo de Deus e rei ele era humano ,propenso a erros. O povo gosta de julgar, então julgue a Deus irmão, porque Ele perdoou a Davi,disse q Davi era um homem segundo o Seu coração, deu outro filho a ele q se tornou o rei mais sabio de Israel. Então seu julgamento cabe pra Deus tmb?

      Excluir
    5. Deus é misericordioso... e Davi errou sim errou feio..mas em relação a matança de mulheres e filhos era pra manter o povo de Israel puro...sem os hábitos e custumes pagãos que esse povo poderia trazer com eles....um pouco mais a frente se vc reparar, seu filho reinava perfeitamente até começar a fazer aliança com outros povos através de quem??!! DAS MULHERES...filhas dos reis q pra conseguir oq queria salmão se casava com as filhas dos reis em volta de Israel. ...e pra agrada-las trazia os custumes pagãos delas para dentro do reino... ai ne!!! DEU RUIM amigo...kkk

      Excluir
    6. Deus é misericordioso... e Davi errou sim errou feio..mas em relação a matança de mulheres e filhos era pra manter o povo de Israel puro...sem os hábitos e custumes pagãos que esse povo poderia trazer com eles....um pouco mais a frente se vc reparar, seu filho reinava perfeitamente até começar a fazer aliança com outros povos através de quem??!! DAS MULHERES...filhas dos reis q pra conseguir oq queria salmão se casava com as filhas dos reis em volta de Israel. ...e pra agrada-las trazia os custumes pagãos delas para dentro do reino... ai ne!!! DEU RUIM amigo...kkk

      Excluir
  22. Maravilhoso conhecer a historia do homem que era o segundo coração de Deus

    ResponderExcluir
  23. sim, hoje tem muito adoradores,mais poucos fiel de coração..

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do estudo sobre o rei davi um bom exempro de fé e humildade e obediência a Deus amém.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do estudo sobre o rei davi um bom exempro de fé e humildade e obediência a Deus amém.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!
    Sermão ótimo, entretanto, gostaria de comentar que Deus nunca falou que Davi tinha um coração igual ao dEle. I Samuel 13:14 fala sobre o fato de Deus escolher um rei segundo a vontade dEle mesmo, porque Saul tinha sido escolhido segundo a vontade do povo. Para as civilizações antigas, o coração sempre foi o centro da vontade, por isso o texto usa o termo "segundo o seu coração" que pode ser traduzido como "segundo a sua vontade".
    cometemos muitos erros por falar coisas que a Bíblia, a Palavra de Deus, não diz ou afirma. É preciso ler o contexto histórico de Samuel para entender melhor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Deus sempre atende os nossos desejos e vontades,más não quer dizer que é a vontade dele o homem sempre vai na contramão de Deus,o comentário que o irmão Andrade, é interessante, nem sempre quando estudamos a Bíblia observamos as,,, ela mudar o sentido da palavra- Deus atendeu o povo ao ponto de Samuel achar que ele que estava sendo rejeitado, antes de pensarem em um rei Deus já tinha o seu escolhido a nós servos basta orarmos a Deus e a resposta vem no tempo certo segundo a vontade do coração de Deus.

    ResponderExcluir
  28. davi era um terrorista que adorava cortar rola e colocar em um saco,matava em nome de um deus extraterreste,terrorista quenem o estado islamico

    ResponderExcluir
  29. Obrigado irmão por este estudo que Deus continue te
    abencoando amem

    ResponderExcluir
  30. Obrigado irmão por este estudo que Deus continue te
    abencoando amem

    ResponderExcluir
  31. Rei Davi era chamado de segundo coração de Deus! Por ser tão obediente,diante de Deus!os dois erros que havia cometido, ele arrependeu se,Deus lhe perdou por que obedecia a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  32. Homem de caráter,nos precisamos ser

    ResponderExcluir
  33. quem já pecou?todos!então basta fazermos como DAvi,e nos arrepender verdadeiramente,e reconhecermos a Jesus como único e suficiente salvador!e seguir seu evangelho,assim seremos salvos... que sejamos como Davi!!!

    ResponderExcluir
  34. eu só acho que lá no inicio quando colocaram que Davi não tinha uma aparencia exuberante, entra em contradição com a bíblia em I Samuel 16:12`` Jessé mandou chamá-lo; era ruivo, de belos olhos, saudável e admirável aparência´´.

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.