ELIMAS, O BARJESUS

Leia Atos 13:1-12


De acordo com Lucas, Elimas era o nome grego de um falso profeta judeu, perito em artes mágicas, que também atendia pelo nome de Barjesus.


A feitiçaria era proibida no judaísmo, mas não era desconhecida. Portanto, esse homem era uma pessoa que estava na escuridão do pecado – e do engano – e não manifestava qualquer intenção de sair de tal condição.


Durante um momento de adoração e jejum, o Senhor comissionou Paulo e Barnabé para uma viagem missionária. Eles partiram de Antioquia, desceram a Selêucia e navegaram para Chipre. Ao chegarem ali, dirigiram-se a Salamina, a maior cidade da região e pregaram o Evangelho nas sinagogas judaicas. Posteriormente, atravessaram a ilha em direção à capital, Pafos.


Chipre era uma província romana. Nomeado pelo senado romano, o governador era oficialmente chamado de procônsul. Na época, quem ocupava esse cargo era um homem chamado Sérgio Paulo.


O governador solicitou um encontro com Paulo e Barnabé, pois desejava ouvir a mensagem que eles pregavam.


Entretanto, Elimas estava na corte e não queria que o procônsul aceitasse a fé cristã. Então, confrontou publicamente os servos de Deus, fazendo de tudo para desacreditá-los perante aquela autoridade.


Com o poder do Espírito Santo, Paulo expôs o mau caráter do feiticeiro e predisse uma punição imediata da parte de Deus. Elimasperdeu a visão naquele mesmo instante!



Aliás, quando repreendeu o opositor, o apóstolo demonstrou grande sabedoria desmascarando o falso profeta conhecido como Barjesus (bar significa “filho de”, em aramaico; Jesus é a forma grega do nome “Josué” – “o Senhor salva”, em hebraico).


É como se ele tivesse dito: “Você não é Filho do Senhor que Salva, mas filho do diabo!”.


Não sabemos se Elimas reconheceu seu erro e sua terrível condição espiritual enquanto esteve acometido de cegueira física. Mas, a evidente demonstração do poder de Deus abriu os olhos da fé de Sérgio Paulo, o procônsul.


Quando nos empenhamos em espalhar o Evangelho, não devemos nos surpreender com o surgimento de pessoas querendo impedir nossa missão, fazendo oposição à mensagem. Podemos não ter que confrontar alguém como Paulo o fez (ou talvez sim!). Contudo, devemos confiar que Deus vai assegurar que sua Palavra ganhe audiência.



As oposições mais ferrenhas não são capazes de deter o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo!

1 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.