Page Nav

HIDE

Classic Header

Classic Header

Aitofel, de conselheiro a rebelde

Após o terrível pecado de adultério com Bate-Seba e o consequente assassinato organizado de seu marido, Urias de Davi, então Davi foi confrontado por Natã, o profeta. Entre as consequências de seus pecados eram de que a partir de sua própria casa, inimigos domésticos se insurgiria contra ele (2 Sam 12:10-11). Três de seus filhos, Amnon, Absalão e Adonias, causou sérios problemas para ele e seu sucessor, Salomão (2 Sam 13 , 14-17; 2 Reis 1-2). Havia outra pessoa, cujo nome também começou com um “A”, que se levantou contra ele como um traidor. Este homem, Aitofel, tinha sido um conselheiro próximo de Davi e poderia até ter sido chamado de “o homem mais inteligente do mundo”. 

Ora, naqueles dias, o conselho que Aitofel era como se consultasse a palavra de Deus; tal era todo o conselho de Aitofel estimado, tanto por David e por Absalão (2 Sam 16:23).

Ele, evidentemente, desligou-se do governo e juntou-se a revolta de Absalão, como seu conselheiro de confiança (2 Sam 16:23). O que é muitas vezes é esquecido, no entanto, é que Aitofel tornou-se evidentemente parte da família de Davi pelo casamento. Duas passagens bíblicas explicam que Aitofel era o avô de Bate-Seba (cf. 2 Sam 11:03 com 23:34). Não é preciso especular muito para ver que, quando Davi “tomou” Bate-Seba (2 Sam 11:04), Aitofel deve ter deixado o serviço de Davi. Mais tarde, o astuto Absalão deve ter assumido (corretamente) que Aitofel se aproveitaria da oportunidade para se vingar contra Davi, então ele pediu-lhe para sair do governo, uma oferta que o velho simplesmente não queria recusar.

Depois que Davi fugiu de Jerusalém, Aitofel aconselhou Absalão a atacar Davi rapidamente e até mesmo para andar à frente da coluna, para que ele pudesse aniquilar a Davi(2 Sam 17:1-4 ). Do ponto de vista puramente humano, era um bom conselho, porque não daria tempo a Davi para reunir suas forças. Deus, porém, tinha o propósito de frustrar o conselho de Aitofel pelo conselho contrário de outro conselheiro nomeado no governo, Husai, que na verdade era um espião leal a Davi. Husai apelou ao orgulho de Absalão, dizendo-lhe que ele deveria consolidar suas forças e depois ir para fora na frente de seu exército e pessoalmente massacrar a Davi (2 Sam 17:5-13 ).
Absalão não pôde resistir à tentação de obter toda a glória e seguiu o conselho de Husai, permitindo assim a Davi o tempo para organizar suas próprias forças dispersas. O leitor de 2 Samuel 18:9-15 sabe que o ataque de Absalão a Davi levou a sua própria morte ignominiosa.

Imagem – Aitofel aconselha Absalão
Quando Aitofel viu que o seu conselho não foi seguido e que por causa disso ele tinha certeza de ser punido por Davi eventualmente vitorioso, ele retirou-se para sua própria casa novamente e cometeu suicídio enforcando-se (2 Sam 17:23). O que foi um fim trágico para o cara mais inteligente do mundo!

A amargura de Aitofel

Pessoas inteligentes às vezes pode fazer escolhas realmente estúpidas. Por um lado, podemos apreciar e compreender a decepção de Aitofel sobre o que Davi tinha feito a Bate-Seba. Na verdade, eu posso entender por que ele poderia se aposentar do serviço de Davi. Mas Aitofel então permitiu que seu sofrimento e sua dor se transformasse em amargura e em um desejo ardente de vingança. Sua amargura nublou sua visão normalmente clara quando ele buscou a oportunidade de se vingar de Davi. Há registros em dois salmos sobre este homem brilhante, mas triste:
“Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim. Salmos 41:9
Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus! Salmos 55:12-14”
Curiosamente, estes salmos também foram mencionados por Jesus como encontrar “cumprimento” de um traidor depois ao Filho de Davi, que também se enforcou quando seus próprios planos para o destino de Jesus não foram seguidos (Mat 26:23, João 13:18, Atos 1:16).

Anos atrás, Jay Adams me ensinou que duas respostas erradas para ações erradas de alguém contra você é você “explodir” ou “calar-se.” Quando as pessoas “calam-se” em vez de lidar com a raiva, a triste realidade é que elas eventualmente vão “explodir” mais tarde. Jay baseou seu conselho em Efésios 4:26-32. Aitofel calou quando ele deixou o serviço de Davi e depois alimentou sua própria raiva, até que ela teve a oportunidade de explodir em Davi, com algumas consequências trágicas para a sua própria vida!

O que você faz quando as pessoas não conseguem prejudicá-lo de alguma forma? Você não pode escolher essa pessoa como seu melhor amigo, mas permitindo a sua mágoa ou dor emocional de se transformar em amargura vai envenenar sua própria alma e ela acabará por explodir em vingança na primeira “oportunidade”.

Aprenda uma lição negativa da pessoa mais inteligente do mundo, cuja amargura levou a seu próprio fim trágico. 

Por Will Varner
Fonte: www.filhosdeezequiel.com

Nenhum comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.