Bate-seba: O pecado de adultério e suas consequências trágicas

Bate-seba era o vínculo entre os dois reis mais famosos de Israel – Davi e Salomão. Ela era esposa de um e mãe do outro. Seu adultério com Davi quase pôs fim à família através da qual Deus planejou entrar fisicamente no mundo. Em meio às cinzas daquele pecado, porém. O Senhor trouxe o bem. Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, nasceu de uma descendente de Davi e Bate-seba. A história de Davi e bate-seba mostra que pequenas decisões erradas freqüentemente levam a grandes erros. É provável que nenhum deles estivesse onde deveriam se encontrar. Bate-seba provavelmente foi imprudente ao banhar-se onde poderia ser vista; Davi deveria estar na guerra com o seu exército. Cada decisão contribuiu para o início de uma triste série de acontecimentos.
Bate-seba provavelmente sentiu-se arrasada pela cadeia de eventos – a infidelidade para com o seu marido, a descoberta da gravidez, a morte de seu esposo e a do menino, fruto de seu adultério com o rei. Davi a confortou (2 Sm 12:24), e ela viveu para ver o filho, Salomão, sentar-se no trono. Por meio de sua vida, vemos que as pequenas escolhas que fazemos em nosso dia-a-dia são muito importantes. Elas nos preparam para realizar coisas esplêndidas, quando temos que tomar grandes decisões. A sabedoria para fazer as escolhas certas em diversos assuntos é um dom de Deus. Entender isso deve nos deixar mais conscientes das decisões que tomamos e mais dispostos a incluir o Senhor em nossas deliberações. Você tem pedido a ajuda Deus nos compromissos que assumirá hoje?
Pontos fortes e êxitos:
  • Tornou-se influente no palácio ao lado de seu filho Salomão.
  • Era a mãe do rei mais sábio de Israel e ancestral de Jesus Cristo.
Fraquezas e erros:
  • Cometeu adultério.
Lições de vida:
  • Embora possamos nos sentir presos em uma cadeia de eventos, ainda somo responsáveis pelo modo como participantes deles.
  • Um pecado pode parecer uma semente pequena, mas a colheita de conseqüências será além da medida.
  • Nas piores situações possíveis, Deus ainda é capaz de realizar o bem quando as pessoas verdadeiramente se voltam para Ele.
  • Embora devamos viver com as conseqüências naturais de nossos pecados, o perdão de Deus é total.
            Informações essenciais:
  • Local: Jerusalém.
  • Ocupações: Rainha e rainha-mãe.
  • Familiares: Pai – Eliã; maridos – Urias e Davi; filhos – Siméria, Sobabe, Natã e Salomão (1Cr 3:5).
  • Contemporâneos: Natã, Joabe e Adonias.
Versículos-chave:
      Ouvindo, pois, a mulher de Urias, seu marido, era morto, lamentou a seu senhor. E, passado o luto, enviou Davi e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi dez pareceu mal aos olhos do SENHOR.” 
(2 Samuel 11:26, 27).
Sua história encontrava-se em 2 Samuel 11 – 12 e 1 Reis 1 – 2. O Salmo 51 é uma passagem relacionada à vida de Davi e Bate-Seba.


*Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

0 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.