Page Nav

HIDE

Classic Header

Classic Header

Dorcas, Cheia de boas obras

Texto: Atos 9:36-43 "Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo. Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco. Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva. Tornou-se isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Pedro ficou muitos dias em Jope, em casa de um curtidor chamado Simão".
Introdução: A história de Dorcas, que constitui o objeto deste estudo, tem sido uma inspiração para milhares de pessoas. Ela é cheia de lições valiosas, as quais são importantes e algumas das quais necessitam de especial ênfase nestes dias.
Dorcas morava em Jope, uma cidade situada na costa do Mediterrâneo, que na época era o principal porto da Palestina - comparar com Jonas 1:3 e Atos 10:5-8.
Havia uma igreja cristã em Jope, e é possível que os crentes se reunissem para o culto na casa de Dorcas, que naqueles dias era o costume - observar Atos 12:12 e Romanos 16:5.
Observe:

I. O significado do seu nome.

O versículo 36 nos diz que o seu nome em aramaico era Tabita, mas em grego era Dorcas, que significa "antílope" ou "gazela" - um animal muito gracioso! Um escritor diz que "o nome dela está na Bíblia como símbolo de Naftali (Gênesis 49:21), aquele que profere palavras formosas; então, como suspirando pelas correntes das águas, buscando tudo em Deus (Salmo 42:1), e como ligeiro de pés (2 Samuel 2:18), e assim, saltando (Isaías 35:6); expressivo também de terno amor (Provérbios 5:19); da beleza da forma (Cântico dos Cânticos 2:9), e como frutífero através da voz do Senhor (Salmo 29:9)".
Pondere isso! Nossa vida deve ser como gazela - graciosa.
Observe:

II. Que ela é mencionada como uma discípula.

Veja o versículo 36 - "uma discípula". O nome “discípulo” foi aplicado para os primeiros seguidores de nosso Senhor Jesus Cristo, e qualquer concordância mostrará a frequência com que é usado nos evangelhos e no livro de Atos.
Mas o que é um discípulo?
Um aluno. Um discípulo de Jesus é aquele que se senta a seus pés e aprende dEle - observe Lucas 10:38-42 e Mateus 11:29.
Na forma que a palavra foi usada, um discípulo significava um cristão, como podemos aprender com Atos 11:26 e muitas outras referências.
Mas hoje há muitos cristãos que não estão no verdadeiro sentido prático da palavra discípulos. Para ser um verdadeiro discípulo significa aceitar a autoridade do Senhor, Sua Excelência, Sua disciplina e fazer a Sua vontade.
Você é um crente - mas você é um discípulo?
Observe:

III. Dorcas dedicou sua vida a fazer boas ações.

O versículo 36 nos diz que ela "ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia" Ela era uma fazedora, não apenas uma faladora! E no versículo 39 nos é dito sobre o ministério específico que ocupava muito do seu tempo - "ela fazia túnicas e vestidos..." Uma agulha é uma coisa muito pequena, e a capacidade de usá-lo é bastante comum hoje em dia, mas aqui é um ministério aceitável ao Senhor e que trouxe muito conforto e alívio para os Seus filhos.
Observe que ela era uma senhora que estava cheia de boas obras e aqui está uma lição muito importante. Ninguém pode ser salvo pelas obras, como aprendemos em Efésios 2:8-9 e Tito 3:5, mas a obrigação de cada pessoa salva é ser como Dorcas, fazer boas obras; olhar Efésios 2:10. Compare os dois seguintes dizeres fiéis: o primeiro salienta que a salvação nos é dado sem pratica das obras, mas o segundo enfatiza que o resultado e as provas de ser salvo é fazer boas obras - Olhe 1 Timóteo 1:15 e Tito 3:8.
Observe:

IV. A variedade de ministérios em operação no trabalho da igreja.

Quando Dorcas morreu, lemos que:
a. Algumas das mulheres trabalharam por lavar o corpo e colocando-o em uma sala superior - versículo 37.
b. Dois homens não identificados trabalharam indo em uma missão a Lida para trazer Pedro - versículo 38.
c. Peter entrou e exerceu um ministério especial de fé e oração - versículos 39-41.
d. As viúvas também ministraram - versículo 39.
Há muito espaço para trabalhadores dispostos na igreja de Deus. Nem todos podem fazer... mas todos podem.
Então Pedro orou a oração da fé, e Dorcas foi ressuscitada dentre os mortos.
Sua abordagem de toda esta situação é mais instrutiva, pois nos dá uma lição sobre como buscar a restauração de almas mortas, daqueles que estão "mortos em delitos e pecados" - olhar para Efésios 2:1.
Pedro mandou todos para fora da sala (versículo 40). Só Deus podia restaura-la, então Pedro deveria ficar sozinho com Ele.
Pedro ficou de joelhos e orou (versículo 40).
Reverência, sinceridade, seriedade - a oração da fé (Tiago 5:13-18).
Pedro falou com Dorcas (versículo 40).
a. Em busca da restauração de almas, devemos testemunhar (Jó 22:29, Salmo 107:2).
b. Pedro ajudou Dorcas e mostrou simpatia (versículo 41).
c. Como isso é necessário se quisermos nutrir os novos convertidos!
Pedro apresentou-a viva (versículo 41).
Que alegria para Pedro, para Dorcas e para os santos em Jope! Que alegria para nós quando Deus abençoa o nosso ministério (Salmo 126:6)! Que alegria no céu por cada alma morta ressuscitada para a vida – veja Lucas 15:5; 8-10 e 23-24.
Que o Senhor abençoe estas palavras aos nossos corações.



Pr. Aldenir Araújo

Fonte: www.opregadorfiel.com.br

Nenhum comentário

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.