Eúde, o benjamita canhoto

À primeira vista, a carreira de Eúde como juiz em Israel não nos parece relevante. Ele claramente viveu em outro. Tomou uma radical e violenta ação para libertar o seu povo. Seu ato de assassinar Eglom nos choca. Sua guerra com Moabe foi rápida e mortal. Sua vida é difícil de se relatar. Mas nosso compromisso com a Palavra do Deus nos desafia a reconhecermos este líder. 
Ao lermos sobre sua vida, algumas perguntas nos vêm à mente: 
(1) Quando foi a última vez que Deus mostrou algo errado em minha vida e tomei uma atitude imediata e dolorosa para corrigir esta falha? 
(2) Quando foi a última vez que pedi ao Senhor que me mostrasse como Ele poderia usar algo singular em mim? (da mesma forma como fez com Eúde, o canhoto)? 
(3) Quando foi a última vez que fiz um plano para obedecer a Deus em alguma área específica de minha vida e cumpri aquela determinação?
(4) Quando foi a última vez que minha vida serviu como exemplo de obediência a Deus para as outras pessoas?
Os inimigos que enfrentamos são tão reais quanto os de Eúde, mas com freqüência estão dentro de nós mesmos. Nossas batalhas não costumam ser contra outras pessoas, mas contra o poder do pecado. Precisamos também nos lembrar que o Senhor já venceu a guerra por nós. Ele derrotou o pecado na cruz de seu Filho, Jesus. Sua ajuda é a causa de cada sucesso, e seu perdão é suficiente para cada fracasso.
            Pontos fortes e êxitos:
·        Segundo juiz de Israel.
·        Um homem de ação direta, um líder de primeira categoria.
·        Utilizou uma visível fraqueza (era canhoto) para realizar um grande trabalho para Deus.
·        Encabeçou a revolta contra o domínio moabita e concedeu a Israel 80 anos de paz.
            Lições de vida:
·        Alguns problemas pedem uma atitude radical.
·        Deus responde ao choro de arrependimento.
·        Deus está pronto para usar nossas qualidades únicas a fim de completar seu trabalho.
            Informações essenciais:
·        Nasceu durante os últimos anos de peregrinação pelo deserto ou nos primeiros anos de Israel na Terra Prometida.
·        Ocupações: Mensageiro e juiz.
·        Familiares: Pai – Gera.
·        Contemporâneo: Eglom, rei de Moabe.
            Versículos-chave:
“Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes levantou um libertador: Eúde, filho de Gera, benjamita, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas” (Jz 3.15).
Sua história encontra-se em Juízes 3.12-30.
 
Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

0 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.