EZEQUIEL - O PROFETA DAS VISÕES

Ezequiel foi um dos grandes profetas israelitas. Seu ministério foi durante a época do exílio na Babilônia, uma fase muito difícil na história de Israel. No livro de Ezequiel, o profeta avisou sobre a destruição de Jerusalém mas também anunciou a restauração do povo de Deus.

A vida de Ezequiel

No tempo de Ezequiel, Nabucodonosor conquistou o reino de Judá, obrigando o novo rei a se submeter ao império babilônico. Nessa invasão, Nabucodonosor deportou vários sacerdotes, oficiais e membros da nobreza judaica para a Babilônia. Ezequiel, com cerca de 25 anos, foi um dos exilados. Ele era de uma família de sacerdotes mas não teve a oportunidade de servir no templo.

Aos 30 anos de idade, Ezequiel teve uma visão da glória de Deus e foi chamado para ser profeta (Ezequiel 1:1-3). A partir daí, ele iria profetizar para o povo de Israel espalhado pelo império babilônico.

Na altura quando Ezequiel começou a profetizar, vários falsos profetas tinham surgido, anunciando a restauração da independência de Israel para breve. No entanto, a mensagem que Ezequiel recebeu foi de condenação. Os israelitas continuavam no pecado, por isso, Jerusalém seria destruída.

Por ordem de Deus, Ezequiel fez vários gestos simbólicos para ilustrar o que iria acontecer. Por exemplo, ele construiu uma miniatura de Jerusalém e a cercou, para mostrar que a cidade iria ser sitiada. Ezequiel também racionou sua comida, simbolizando a falta de comida durante o cerco. Os atos que Ezequiel realizava em público eram proféticos (Ezequiel 24:24).

Certo dia, Deus avisou a Ezequiel que ele iria perder sua esposa. Nesse mesmo dia a esposa de Ezequiel morreu (Ezequiel 24:15-17). Mas Ezequiel não fez luto por sua amada. Sua perda foi sinal de uma perda muito maior que iria acontecer: a destruição de Jerusalém e a morte de muitos judeus. Algum tempo depois, a profecia se cumpriu.

A vida de Ezequiel não foi fácil. Muitas de suas mensagens eram de condenação de destruição e o povo não queria aceitar o que dizia. No entanto, Ezequiel se manteve fiel e obedeceu a tudo que Deus lhe mandou fazer e não deixou de pregar para o povo. No fim, Ezequiel recebeu a esperança de uma futura restauração, em que Deus iria cuidar de seu povo (Ezequiel 37:26-28).

O livro de Ezequiel

O livro de Ezequiel conta sobre o ministério do profeta Ezequiel e as visões e profecias que recebeu.

De início, as profecias de Ezequiel eram praticamente todas de julgamento pelos pecados dos israelitas. O povo tinha se desviado de seu Deus, cometendo pecados terríveis, e em breve iria ser castigado. O templo de Deus, junto com o resto de Jerusalém, seria destruído e o povo seria morto ou levado para o exílio.

Ezequiel também profetizou sobre outros povos. Os vizinhos dos israelitas também tinham seus dias contados e iriam ser castigados por Deus.

Mas nem tudo era sombrio. O livro de Ezequiel também tem algumas das profecias mais inspiradoras da Bíblia! Ezequiel vislumbrou a glória de Deus e recebeu promessas de restauração e ressurreição para o povo de Deus. Muitos iriam ser julgados mas, no fim o povo de Deus teria paz.

Fonte: respostas.com.br

3 Comentários

  1. http://contatoalienigena.blogspot.com.br/2014/04/as-rodas-de-ezequiel-parte-1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extremamente cego o artigo que o sr citou. Ou melhor site totalmente fora da presença ou ao menos da sombra da presença de Deus impossível não ler artigo e estudo como o acima,tendo uma bíblia ao lado,caso queira para confirmar. Impossível não ver coerência e verdade,baseada realmente na vontade e coração puro e sedento pela presença e entendimento das coisas de Deus.

      Este artigo que o sr citou acima de outro site ...totalmente amador e tentando de uma forma bem chula e com total demérito,tentando distorcer as escrituras .
      Que o sr esteja com outro entendimento e visão das coisas de Deus ,pois é por isso que as escrituras sagradas foi nos deixada como dadiva: para conhecer mos a verdade essa verdade que nos liberta. JESUS.

      Excluir
  2. uma interpretaçao diferente do que ezequiel viu
    http://contatoalienigena.blogspot.com.br/2014/04/as-rodas-de-ezequiel-parte-1.html

    http://contatoalienigena.blogspot.com.br/search?q=ezequiel

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.