Page Nav

HIDE

Classic Header

Classic Header

Naftali, uma cerva solta

Naftali é uma cerva solta; ele dá palavras formosas Gn 49:21

Naftali é o segundo filho de Bila serva de Raquel com Jacó, se constituindo na ordem de nascimento o sexto filho. Seu nome significa “minhas lutas”. No leito de morte o patriarca Jacó relatou aos seus filhos o que lhes aconteceria na “parte final dos dias”, sua declaração sobre Naftali, embora uma das mais breves, foi favorável.  Foi da tribo de Naftali que saiu parte do exército que Débora juíza de Israel convocou, sob o comando de Baraque, um líder militar da tribo de Naftali e deu-lhe instruções pelas quais Deus salvaria Israel, livrando-os das mãos de Sísera capitão do exército do rei Jabim. Na distribuição da herança na terra em Canaã, coube a ele a sexta sorte, tendo a leste o mar da Galiléia e a oeste a tribo de Zebulom.

Das 6 cidades de refúgio ordenadas por Moisés, Quedes, na montanha de Naftali foi uma delas. Jacó o dissera: “cerva solta”, sua ligeireza e perícia de guerra era notável entre suas tribos irmãs, mais ainda “ele dá palavras formosas”, quem mais poderia dar palavras tão notáveis e formosas igual aquele que fora criado por ali próximo à Galiléia?  Cafarnaum e seus arredores. De Jesus se disse: que palavras são estas que nos diz? Quem o ensinou? verdadeiramente este ó profeta. Vem pois o Cristo da Galiléia? E mesmo os oficiais do templo mandados a  prendê-lo exclamaram: Nunca homem algum falou assim como este homem” . 

Por Moisés na bênção dada a esta tribo disse: E de Naftali disse: “Farta-te, ó Naftali, da benevolência, e enche-te da bênção do SENHOR; possui o ocidente e o sul”.  Esta menção de ir ao oeste ou ocidente, esta mesma pregação que começara ali na Galiléia das nações, iria ao oeste, acompanharia o sol, as futuras civilizações por vir. E o sul, para Judá que fica ao sul, ali onde seria morto, sepultado e levantado, a benevolência ou bondade de Deus à humanidade. No acampamento no deserto esta tribo distribuía-se ao Norte juntamente com Dã e Aser, sob a bandeira com a figura de uma gazela ou corça.

 Fonte: www.luzdoentardecer.org
*Este artigo não representa necessariamente a opinião geral de nosso blog.

Um comentário

  1. Obrigada pelo estudo, que o Senhor o abençoe com graça favor e sabedoria sempre.

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.