Barzilai, um amigo enviado na hora certa

Barzilai: Personagem bíblica de origem Gaaladita. Foi um dos melhores amigos do Rei Davi, ele sempre foi grato a Barzilai pela sua lealdade.
 
Barzilai personagem Bíblico foi um homem de muitas posses e que protegeu o Rei Davi, quando ele estava em fuga da perseguição do seu filho Absalão que havia se rebelado. O fato é narrado em 2Sm 17,27, o fim de Absalão na perseguição a seu Pai, foi ao encontro da morte debaixo dos galhos de um carvalho, ficando suspenso.
Quando a revolta foi dominada, convidou Davi que Barzilai fixasse residência na corte, mas o ancião desculpou-se por sua avançada idade, dando o lugar a seu filho Quimã para morar em Jerusalém (2 Sm 19,32-39).
Mesmo assim Davi continua sendo grato a Barzilai para com este seu fiel súdito e nas suas últimas recomendações a Salomão, ele pediu que continuasse a ser amigo da família de Barzilai em 1 Rs 2,7:
 
“7Aos filhos de Barzilai o Gaaladita, porém, tu os tratarás com bondade e eles estarão entre os que comem à tua mesa, pois tal foi o auxílio que prestaram quando eu fugia diante de teu irmão Absalão.” (1 Rs 2,7) Bíblia de Jerusalém)



Fonte: www.abiblia.org

1 Comentários

  1. otimas explicações.Amei conhecer a história deste personagem. Obrigada.Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.