Page Nav

HIDE

Classic Header

Classic Header

Teófilo, o destinatário do Evangelho de Lucas

O personagem Teófilo.
Muitos autores debateram com respeito a esta personagem, que aparece na abertura do evangelho. Afinal quem ele era? Existiu de fato? Ou foi apenas um recurso de linguagem. O nome Teófilo vem do grego que quer dizer, “Teo = Deus”, filos amigo, seria na tradução “o amigo de Deus”. Lucas como ele mesmo afirma queria que Teófilo conferi-se a veracidade dos fatos, pudesse conhecer de perto Jesus Cristo e sua doutrina. A leitura do texto sugere que Teófilo seria um alto funcionário do Império Romano, que de fato existiu, convertido ao cristianismo. Se ele possuía a habilidade da língua grega, latina, sua leitura e compreensão, não poderia ser um cidadão comum, ou analfabeto. Lucas queria ele tomasse conhecimento de sua narrativa, com ordem descritiva, narrando os fatos da vida de Jesus. Como era costume da época, certamente Teófilo, teria patrocinado este escrito e depois iria difundi-lo entre seu círculo de relacionamento.
O que dizem os autores:
Ivo Storniolo em sua obra “Como ler o evangelho de Lucas” afirma:
“Sua obra foi dedicada a Teófilo, certamente uma pessoa de posição que, segundo o costume, teria patrocinado e iria difundir os escritos”, pág. 17
Na Introdução ao Novo Testamento, Carsonconfirma:
“A maneira mais natural de entender a expressão é que Teófilo era uma pessoa de verdade e o mecenas de Lucas, provavelmente pagando os custos da publicação do livro, e que por isso a ele dirigido. O adjetivo provavelmente significa que Teófilo era uma pessoa de posição”, pág. 131.
O dicionário enciclopédico da Bíblia no verbete Teófilo assim se expressa:
“cristão nobre, provavelmente de Antioquia, ao qual São Lucas dedicou seu evangelho (Lc 1,3) e os Atos dos Apóstolos (At 1,1)”, pág. 1491.
Concluindo.
A abertura do evangelho de Lucas confirma Teófilo seu discípulo e companheiro,  como sabemos Lucas pertence à segunda geração dos discípulos, era uma pessoa formada na cultura grega, tinha como profissão a Medicina, e acompanhou o apóstolo Paulo depois que Marcos o deixou, provavelmente atendeu Paulo nas suas enfermidades. Podemos dizer que foi um secretário de Paulo. Sua obra encontra-se no Novo Testamento e se caracteriza na continuidade do Evangelho de Lucas com os Atos dos Apóstolos, Praticamente duas obras em uma só. Tal foi proximidade que Lucas tinha com Paulo que nos escritos dos Atos dos Apóstolos escreveu os Atos de Pedro e depois boa parte do livro são considerados os Atos de Paulo, suas viagens missionárias e visitas as comunidades que organizou. Os escritos de Lucas foram dirigidos para os pagãos, para uma população que não conhecia a Palestina nem Jerusalém, por isso quando cita lugares e características da Palestina a descrição é rica de detalhes. Ele para escrever seu evangelho pesquisou outras fontes já existentes, diz ele mesmo no primeiro capítulo, depois de acurada investigação. Tinha grande preocupação em passar por escrito os feitos de Jesus aos que se convertiam.

Fonte: www.abiblia.org

2 comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.