JONADADE - UM HOMEM DE DEUS


Jonadade foi um homem zeloso em seguir a Deus
Demonstrou seu zelo por separar a si mesmo e sua família da cultura materialista e adoradora de ídolos do seu tempo.
Criou um grupo denominado "Os Recabitas" (assim chamados pelo nome do seu pai Recabe), os quais lutaram para manter suas vidas puras e santa, separadas das pressões e tentações sociais.

E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Reto é o teu coração para comigo, como o meu o é para contigo? E disse Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e Jeú fê-lo subir consigo ao carro. E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro. E, chegando a Samaria, feriu a todos os que ficaram de Acabe em Samaria, até que os destruiu, conforme a palavra que o Senhor dissera a Elias. (2 Reis 10:15-17).

O profeta Jeremias nos dá um exemplo da dedicação dos recabitas a Deus, ELES ERAM BEM INSTRUÍDOS NA PALAVRA DE DEUS  e faziam tudo conforme obediência a seus pais:
A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do Senhor, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber.  (Jeremias 35:1-2).

Os recabitas eram tementes a Deus e se esforçavam para obedecer as ordens expressas de seus antepassados. OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE eram leis a serem cumpridas rigorosamente. 


ESTA AÍ UM GRUPO DE PESSOAS QUE AGRADARAM O CORAÇÃO DE DEUS

E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho. Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; Não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando. Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas; Nem edificamos casas para nossa habitação; nem temos vinha, nem campo, nem semente. Mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai. (Jeremias 35:5-10).

Por causa do empenho dos recabitas, DEUS prometeu-lhes que sempre teriam descendentes para adorar ao SENHOR.
Graças ao exemplo de Jonadade, ele instruiu muitas pessoas a adorarem somente a Deus e fazer tudo conforme o que Deus exigia de seu povo : OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE.

Na época de Jonadade Israel não deveria tolerar qualquer princípio que não adorasse o Deus verdadeiro.
As religiões nas nações vizinhas eram más e corruptas. Traziam a destruição à vida, não a sua manutenção.
Israel foi uma nação especial do Senhor, escolhida para ser referencia de justiça e amor, um exemplo do que era certo e correto.
Mas os reis de Israel, os sacerdotes e os anciões primeiro toleraram e depois incorporaram as crenças pagãs de seus vizinhos se rebelando com Deus.

Logo tornaram-se indiferentes ao caminho de Deus.
Mas os descendentes de Jonadade fizeram a diferença. Devemos ser como eles, completamente intolerantes com o pecado, com os vícios, os maus hábitos e removê-los de nossas vidas.


Devemos sim, ser tolerantes com as pessoas que mantém diferentes pontos de vistas e acreditam em diferentes religiões, porém, não devemos aceitar crenças ou práticas que nos levam a afastar de DEUS e sairmos fora dos PADRÕES DE VIDA SANTA ordenados pelo SENHOR.
***


Fonte: www.aprendendocomosgrandes.blogspot.com.br/

0 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.