Simão Mago: O Protótipo do Falso Convertido

Simão o mago foi um homem que creu no evangelho mas quis comprar o dom de dar o Espírito Santo. Por isso, o apóstolo Pedro o repreendeu severamente.
Simão, o mago, era um praticante de feitiçaria em Samaria, que impressionava o povo com magia. Muitos samaritanos achavam que ele era divino e o chamavam de “o Grande Poder” (Atos dos Apóstolos 8:9-10). Mas quando Filipe chegou pregando o evangelho, os samaritanos creram em Jesus. Simão o mago também creu e foi batizado (Atos dos Apóstolos 8:13).
O Espírito Santo ainda não tinha descido sobre as pessoas em Samaria. Então Pedro e João foram para lá e lhes impuseram as mãos e os samaritanos receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu isso, ele quis comprar o poder de dar o Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 8:18-19). Pedro repreendeu Simão e lhe disse para se arrepender. Mas Simão apenas pediu aos apóstolos para orar por ele, para que não sofresse condenação.
A Bíblia não fala o que aconteceu com Simão o mago depois disso. Existem várias lendas sobre ele mas ninguém sabe se são verdade.

Qual foi o pecado de Simão o mago?

Simão o mago queria usar o Espírito Santo como um negócio. A feitiçaria procura manipular forças espirituais (demônios) para fazer a vontade do feiticeiro. Simão o mago pensou que podia fazer o mesmo com Deus.
Um dom de Deus não pode ser comprado. Deus dá Seus dons a quem Ele quer, na medida que quer (1 Coríntios 12:11). Não podemos fazer negócio com Deus.
Deus não trabalha para nós; nós trabalhamos para Deus. É errado tentar manipular Deus. A Bíblia nos ensina a procurar a vontade de Deus e a alinhar nossa vontade com a vontade dele (Tiago 4:7). Simão o mago não estava interessado em fazer a vontade de Deus; ele queria obter poder para fazer sua própria vontade.

Simão o mago perdeu a salvação?

A Bíblia não fala que Simão o mago perdeu a salvação. Ele creu na mensagem e foi batizado, o que sugere que ele se converteu de verdade (Marcos 16:16). Mas seu coração ainda estava preso ao pecado. Por isso Pedro avisou que ele precisava se arrepender (Atos dos Apóstolos 8:20-23).
Algumas pessoas sugerem que Simão o mago não se converteu de verdade. Ele pode ter acreditado no poder de Jesus mas não se arrependido de verdade. O arrependimento também é essencial para a salvação (Atos dos Apóstolos 2:38). Ou, Simão pode ser um exemplo da parábola do semeador, de uma semente sufocada pelos espinhos. Esse tipo de pessoa ouve a palavra mas não amadurece porque segue suas vontades pecaminosas (Lucas 8:14).
Simão creu no evangelho mas perdeu o foco. Ele estava mais maravilhado com o poder e os milagres dos apóstolos do que com a salvação de Jesus. Simão deixou sua velha natureza lhe dominar, em vez de submeter tudo debaixo da vontade de Deus. Esse é um erro que até muitos crentes verdadeiros fazem em diferentes áreas de sua vida. Isso é perigoso e impede o crescimento espiritual.

Fonte: www.respostas.com.br/quem-foi-simao-o-mago/

Esse blog já te ajudou de alguma forma?

Constantemente publicamos estudos bíblicos sobre Personagens Bíblicos, de forma gratuita para seu elevo espíritual. Se em algum momento nosso blog já te ajudou, clique no botão abaixo e faça uma doação de qualquer valor! É simples, rápido e seguro. Através de boleto, transferência bancária ou cartão de crédito. Obrigado!

2 Comentários

  1. Palavra edificante que nos mostra o verdadeiro sentido da vida, que só existe quando buscamos o Senhor pelo que Ele é e não somente o que Ele faz.

    ResponderExcluir

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.