Salomé, A neta de Herodes X A seguidora de Jesus

Salomé foi uma seguidora de Cristo citada nominalmente no Evangelho de Marcos. Salomé também foi o nome de uma das netas de Herodes, o Grande. Apesar desta última não ter seu nome diretamente citado no texto bíblico, quando falamos sobre quem foi Salomé na Bíblia também é bom considerá-la, já que ela aparece em um importante episódio descrito no Novo Testamento.
Também vale saber que o nome Salomé provavelmente deriva do hebraico shalom, que significa “paz”, acrescido do sufixo grego, ou seja, pode ser a forma helenizada de um nome hebreu.

Salomé, a seguidora de Jesus

Salomé foi uma das mulheres que acompanharam o ministério de Jesus na Galiléia. Ela aparece na narrativa bíblica sendo citada muito brevemente no episódio que envolve a crucificação de Jesus no calvário, e o seu sepultamento.
Embora apenas o Evangelho de Marcos cite nominalmente Salomé, é possivelmente que ela tenha sido mencionada indiretamente nos Evangelhos de Mateus, Lucas e João (19:25).
No Evangelho de Marcos ela é citada duas vezes. A primeira menção é exatamente no momento da crucificação, onde ela aparece ao lado de Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, acompanhando de longe a crucificação (Mc 15:40).
Depois, Salomé é citada novamente acompanhada de Maria Madalena e da outra Maria, indo até o sepulcro de Jesus na manhã da ressurreição para ungir o corpo do Senhor (Mc 16:1).
No Evangelho de Mateus, encontramos uma relação de três mulheres acompanhando a crucificação, sendo elas: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mt 27:56). Então, é possível que Salomé tenha sido a esposa de Zebedeu, e, consequentemente, a mãe de Tiago e João, apóstolos de Jesus (Mt 10:2-4).
O Evangelho de Lucas menciona algumas mulheres que estavam vendo a crucificação de longe (Lc 23:49), e que depois acompanharam o sepultamento do Senhor no tumulo preparado por José de Arimatéia. Quando Lucas fornece uma breve lista de nomes, ele não menciona o nome Salomé, porém ele acrescenta que havia outras mulheres juntamente com as que foram citadas (Lc 24:10).
Já o Evangelho de João fornece a seguinte relação de mulheres no momento da crucificação: Maria mãe de Jesus, a irmã dela, Maria mulher de Clopas e Maria Madalena (Jo 19:25). Algumas tradições identificam Salomé como sendo a irmã de Maria mãe de Jesus que aparece nesse texto de João, além de também relacioná-la como a mulher de Zebedeu. Se assim for, então os apóstolos João e Tiago, filhos de Zebedeu, eram primos de Jesus.
Vale também lembrar que, se Salomé de fato foi a mulher de Zebedeu, então é ela a mulher que aparece em Mateus 20:20 pedindo que Jesus permitisse que seus filhos sentassem ao lado d’Ele no Paraíso.

Salomé, a neta de Herodes

Essa Salomé foi a filha de Herodias com seu primeiro marido, Herodes Filipe. Seu nome não é mencionado diretamente no Novo Testamento, porém Flávio Josefo, respeitado historiador judeu do século I, identifica ela dessa forma.
Assim, Salomé foi a jovem que dançou perante Herodes Antipas fazendo com que ele lhe concedesse qualquer pedido. Na ocasião, ela foi aconselhada por sua mãe a pedir a cabeça de João Batista. Tal pedido acabou sendo atendido, e João Batista foi morto (Mt 14:3-11; Mc 6:17-28).

Fonte: estiloadoracao.com

0 Comentários

Nosso compromisso é transformar cada artigo em uma fonte de inspiração. Durante o último ano, nosso site cresceu exponencialmente, e agora estamos dedicados a superar suas expectativas com conteúdo de excelência. Caso identifique qualquer erro teológico, informacional ou doutrinário, sua voz é fundamental. Deixe seu comentário abaixo, e nós agiremos imediatamente para aprimorar ainda mais os nossos conteúdos.